MUSEALIZAÇÃO EM MONTE ALEGRE (PA)

Sítios arqueológicos podem virar 
museus a céu aberto em Monte Alegre (PA)

Pedra do Mirante (Foto: Edvaldo Pereira/Amazônia em Foco)

Um projeto de musealização de dois sítios arqueológicos do Parque Estadual de Monte Alegre (Pema), na Região do Baixo Amazonas, noroeste do Pará, foi apresentado nesta quinta-feira (28), à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), em Belém. O projeto, intitulado “Socialização dos Sítios Arqueológicos da Amazônia”, vai beneficiar os sítios arqueológicos Serra da Lua e Pedra do Mirante.


Serra da Lua (Foto: Edvaldo Pereira/Amazônia em Foco)

A gerente do Pema e da Área de Proteção Ambiental (APA) Paytuna, Patrícia Messias, informou que a importância desse projeto é a preservação da cultura local e a garantia da sustentabilidade das comunidades tradicionais que habitam a área ambiental. “A idéia é fomentar o turismo ao mesmo tempo em que promoveremos segurança e a conscientização das comunidades para preservarem o local”, explica.

O projeto é coordenado pela Sema e desenvolvido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Universidade Federal do Pará (Ufpa) e Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). “Vamos disponibilizar o que está preservado para conhecimento do turismo e facilitar também a visita científica e outras modalidades”, explicou Silvio Figueiredo, da Ufpa.

Segundo a engenheira civil da Sema, Evandra Vilacoert, apesar de receber muitos visitantes a área ainda não está adequada para o turismo. “Queremos facilitar o acesso e proporcionar condições adequadas para o ecoturismo. Antes que o turista entre no local, vai entender o que encontrará pela frente e escolherá qual caminho irá percorrer, acompanhado de um guia”, comenta.

De acordo com a Sema, a musealização prevê a instalação de várias estruturas necessárias para a visitação desses dois sítios: banheiros, chapelaria (espaço para guardar volumes), lanchonete, auditório, sala multiuso e plataformas de acesso, inclusive para deficientes físicos. Com essa estrutura pronta, o ecossistema será preservado e as comunidades locais receberão recebendo instruções da Sema sobre preservação da área em que vivem.

A Área de Proteção Ambiental Paytuna
A Área de Proteção Ambiental (APA) Paytuna, onde está localizado o Parque Estadual de Monte Alegre, foi criada, por lei, em dezembro de 2001. O principal objetivo da regulamentação da área é amenizar impactos causadores de danos ambientais.

O acesso à APA é feito a partir do município de Santarém. De lá, é preciso fazer uma viagem de lancha (cerca de duas horas) até a cidade de Monte Alegre, depois, seguir por via rodoviária durante 20 minutos. Os atrativos da APA Paytuna são, entre outros, as pinturas rupestres.

(Informações do site G1 PA)
  1. Anônimo

    Como docente do curso de História da Faculdade Integrada Brasil Amazônia parabenizam pela conteúdo debatido neste texto. Vamos divulgá-lo entre nossos acadêmico. Professora Lucidéa Santos

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *