Presidente da Funai recebe demandas de indígenas do Baixo Tapajós

Participaram da reunião representantes mais de dez etnias. São elas: Apiaká, Arapium, Arara Vermelha, Borari, Cara Preta, Kumaruara, Jaraqui, Maytapu, Munduruku, Tapajó, Tupaiu, Tupinambá e Satere-Mawé.

A presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, recebeu na tarde desta quarta-feira (15), em Brasília, cerca de 40 indígenas do Baixo Tapajós, na região oeste do Pará. Na reunião, as lideranças pediram agilidade na demarcação de territórios indígenas localizados no estado do Pará, entre outras pautas.

As reivindicações incluem, por exemplo, as Terras Indígenas Escrivão, Planalto Santareno e Borari-Alter do Chão. Durante a conversa, as lideranças também manifestaram preocupação com o avanço de atividades agrícolas e minerárias, bem como de empreendimentos turísticos e imobiliários, os quais têm pressionado as áreas indígenas. As demandas serão repassadas às áreas competentes da Funai para os encaminhamentos adequados.

Lideranças manifestaram preocupação com o avanço de atividades agrícolas e minerárias, bem como de empreendimentos turísticos e imobiliários. Fotos: Débora Schuch | Funai

Segundo Joenia, a Funai vive um cenário de restrições orçamentárias e estruturais, que demandará o estabelecimento de parcerias com outras instituições e entidades para que os avanços sejam possíveis. “Vamos ter que pensar juntos soluções para fortalecer a Funai“, ressaltou. Conforme a presidente da Funai, a realização de um novo concurso é prioridade.

WhatsApp Image 2023-02-15 at 18.43.24.jpeg

Participaram da reunião representantes mais de dez etnias. São elas: Apiaká, Arapium, Arara Vermelha, Borary, Cara Preta, Cumaruara, Jaraqui, Maytapu, Munduruku, Tapajó, Tupaiu, Tupinambá e Satere-Mawé. Pela Funai, estiveram presentes servidores da Diretoria de Proteção Territorial (DPT) e a assessora da Presidência Ana Paula Sabino.

Com informações da assessoria de comunicação da Funai

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *