Novos ares para a Amazônia

Após um breve recesso, por que ninguém é de ferro, o Amazônia em Foco retorna à lida para trazer informação de qualidade sobre nossa região
.
Presidente Lula conversa com indígenas Yanomami e recebe pedidos pela retirada do garimpo de seus territórios. Foto: Ricardo Stuckert

Edvaldo Pereira / Amazônia em Foco

Muita coisa aconteceu nesse período de recesso, incluindo uma tentativa golpe frustrada, que atacou os Três Poderes de nossa frágil democracia, destruiu o patrimônio público e cultural e deixou o país perplexo diante da ferocidade do ato.

Não por mera coincidência, os mesmos que atacam nosso Estado Democrático de Direito, também atuam na grilagem de terras públicas, no garimpo ilegal, no desmatamento, na dispersão criminosa de agrotóxicos, nas práticas de trabalho escravo e no extermínio de povos indígenas.

Não passarão!

O novo governo de Lula pode representar um momento raro para a Amazônia, uma oportunidade para colocar a região no foco das discussões, garantindo o cuidado necessário para nosso povo, nossa biodiversidade e nossa cultura.

A luta continua!

Temos uma tarefa hercúlea pela frente: garantir a proteção à democracia, democratizar o acesso à informação, à ciência e às políticas públicas voltadas aos que mais precisam.

A visita do presidente Lula ontem (21/01) aos Yanomami, em Roraima, escancarou a crise humanitária vivida pelos indígenas brasileiros durante os últimos quatro anos, mas também deixou claro que novos tempos se aproximam com um pouco de esperança no ar.

Sigamos!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *